O SEMINÁRIO MEMORAT 2012 abordará estudos sobre a memória das cidades. Informar-se e conhecer histórias e memórias é uma valiosa experiência!
Agradecemos a todos que direta e indiretamente colaboraram para mais uma edição deste evento, especialmente aos participantes cuja presença prestigiou o Memorat 2012

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Apresentação


SEMINÁRIO  MEMORAT - 2012


Gilda Whitaker Verri


As formas de ser e pensar, os modos e costumes de agir, de construir e de consumir, oriundos de culturas indígenas, europeias, africanas, norte-sul-americanas e orientais moldaram a formação, o crescimento e a preservação da memória dos indivíduos e delinearam o patrimônio cultural das cidades brasileiras ao longo do processo de colonização até os dias atuais. Resumidamente, pode-se dizer que a produção, transformação e difusão de informações entre os brasileiros ampliaram-se a partir das relações econômicas, socioculturais e interpessoais, das imagens internas e externas apreendidas e desenvolvidas pelos meios naturais e pelos recursos tecnocientíficos.

A simultaneidade da informação mundializada e as atualizações vertiginosas dos equipamentos tecnocientíficos são avassaladoras, na era do consumo. Todavia, os acessos ao tempo e aos lugares de preservação e de gestão da informação, no cotidiano, possibilitam ponderações e estudos sobre a geração, identificação, produção, reprodução, difusão, análise e interpretação de questões urbanas, específicas em diferentes campos do saber.

No Seminário MEMORAT, informação e cultura urbana aliam-se à memória, de modo a divulgar estudos e práticas que ampliam o uso e dão significado às fontes e aos meios tecnocientíficos de preservação e utilização do patrimônio urbano. As pesquisas aprofundam a informação oral, escrita, sonora ou documental fixadas em diferentes suportes, que tenham sido preservadas, ou postas a salvo pelo testemunho material e imaterial existente entre os agrupamentos humanos. Uma oportunidade de comunicação e diálogo para além da universidade.